sábado, 17 de julho de 2010

Você sabe o que fazer com pilhas e baterias?

As pilhas e baterias contém algumas substâncias altamente tóxicas que são perigosas para o meio ambiente e por consequencia prejudiciais a saúde dos seres vivos em geral.
As baterias de celular, de carro e industrias devem ser devolvidas aos estabelecimentos que vendem esse tipo de produto.
Quanto as pilhas alcalinas, usadas em controles remotos e materiais eletrônicos em geral e as baterias usadas em relógios, calculadoras, marcapassos podem ser descartadas no lixo comum. Porém acho importante ter mais cautela nos descarte dessas pilha pois, apesar de não ser ilegal joga-las no lixo comum, elas contém substancias poluentes. Já vi alguns estabelecimentos comerciais que as recolhem.
Vamos evitar jogar pilhas no lixo comum, está na hora mudar!
Algumas sugestões:
Devolve-las para o fabricante, talvez se todo mundo fizer isso haja uma mudança na regulamentação do descarte desses produtos.
Ao compra-las procure aquelas que não contém mercurio, cádmio ou chumbo.
Prefira comprar as pilhas das marcas mais conhecidas (Panasonic, Duracell e Rayovac), pois estão dentro das normais ambientais.Não compre aquelas importadas, não vale a pena.
Procure utilizar as pilhas regarregaveis.
Descarte as pilhas no lixo reciclavel.
Inicie um projeto coleta seletiva de pilhas e baterias em seu condominio, bairro, ou na empresa em que você trabalha.
As pilhas recolhidas podem ser enviadas para uma empresa que recicla pilhas e baterias, chama-se Suzaquim Industrias Quimicas Ltda, fica situada em Suzano-SP.
Portanto nada jogar as pilhas e baterias no lixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário